quarta-feira, 14 de março de 2018

O trânsito em Boa Viagem


 



 O TRÂNSITO EM BOA VIAGEM

Clóvis Campêlo

O acidente acima aconteceu na madrugada do dia 14 de fevereiro próximo passado, em plena Quarta-Feira de Cinzas. Aliás, os acidentes são uma constante nesse cruzamento, principalmente de madrugada quando os motoristas não respeitam a sinalização com medo dos assaltos. Como moro perto do local, já presenciei ali vários abalroamentos, felizmente sem vítimas fatais.
No presente caso, o Fiat branco transitava pela Avenida Domingos Ferreira e queimou o sinal vermelho. Bateu no poste do semáforo, que caiu sobre o carro vermelho que vinha pela Rua Félix de Brito e Melo, no sentido da praia.
No site Por Aqui, encontrei uma matéria interessante sobra o trânsito na Avenida acima citada. Diz o seguinte: "Todo mundo que mora no Recife, por mais ao norte que se more, já pegou algum congestionamento na Av. Domingos Ferreira, aponta estudo?. Tá, 100% pode até não ser, mas pelo menos 99,9% já viveu perigosamente a 5 km/h na via que começa no Pina e vai até o fim de Boa Viagem". E continua: "Quem nunca teve de justificar algum atraso por estar preso na Domingos Ferreira? Quem nunca reclamou ao saber que determinado destino fica na Domingos Ferreira? Se você já teve motivos para xingar esse nome, saiba agora quem é a pessoa que batiza uma das vias mais importantes da cidade". E conclui: "Estamos falando de um engenheiro urbanista importante para o Recife durante os anos 1920, 30 e 40 ao realizar vários projetos para a cidade, como a remodelação do bairro de Santo Antonio e o Parque 13 de Maio, ambos no Centro. Ele nasceu em 1894, no município de Pesqueira, no Agreste Pernambucano. Entre os projetos do engenheiro, estava a urbanização de Boa Viagem, a partir da década de 1940. Há quem diga que o projeto de Boa Viagem não foi executado conforme ele planejou, já que o estilo dele não se parecia com o corredor de concreto que é a avenida hoje. Além da remodelação do bairro de Santo Antonio, da urbanização de Boa Viagem e da criação do Parque 13 de Maio, Domingos Ferreira também criou o projeto da Av. Guararapes, também no Centro. Atualmente, a via que leva o nome do urbanista recebe a passagem de cerca de 39 mil veículos por dia. Esse número chegou a ser de 57,5 mil antes da inauguração da Via Mangue, em 2014".
Por falar em Via Mangue, essa foi a maior obra de mobilidade urbana feita no governo da Presidenta Dilma Rousseff, desafogando o trânsito nos bairros do Pina e de Boa Viagem. Justiça lhe seja feita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário