quinta-feira, 1 de março de 2018

Bairros do Cabanga e do Pina


BAIRROS DO CABANGA E DO PINA
Recife, fevereiro de 2018
Fotografia de Thales Silva Fotografia
Texto de Clóvis Campêlo

Segundo a Wikipédia, o local do bairro do Pina era originalmente uma ilha. Em 1645, os holandeses construíram na pequena ilha uma fortaleza à qual deram o nome de Belo Forte, depois denominado Forte da Barreta, por ali ter sido construída uma pequena barra, por onde se transportavam mercadorias. Depois, o local passou a ser propriedade do capitão André Gomes Pina, um sítio onde o bairro se originou, recebendo seu nome. Antes da criação do primeiro sistema de tratamento sanitário do Recife, em 1915, com a colocação de um emissário marítimo no local, a praia era procurada pelos banhistas recifenses, que ali chegavam de barco. Em 1920 foi construída uma ponte de ferro por onde passava o bonde,  ligando o Pina ao Recife. Em 1926 foi inaugurada uma avenida que ia da ponte à beira-mar, que recebeu o nome de Avenida Herculano Bandeira. Ao lado da primeira ponte, foi inaugurada em 1953 a Ponte Governador Agamenon Magalhães, fazendo com que os veículos automotores da época tivessem acesso ao bairro e à praia.Em 1978 o sistema viário recebeu uma segunda ponte, denominada Ponte Governador Paulo Guerra, e construída no local onde antes existia a ponte de ferro do bonde. Em 2016, juntamente com a Via Mangue, foi inaugurada uma nova ponte estaiada, ligando a Ponte Governador Paulo Guerra à importante via.
Sobre o bairro do Cabanga, encontramos pouquíssimas informações. Acreditamos, no entanto, que o mesmo tenha se desdobrado do bairro de São José. Segundo a Wikipédia, o bairro tem uma região de 83,8 hectares, possuindo uma população de 1.536 habitantes e tendo como Bairros limítrofes o bairro de São José, dos Afogados e do Pina.
No entanto, o pesquisador João Braga, no seu livro Trilhas do Recife - Guia Turístico, Histórico e Cultural, afirma que o bairro do Cabanga se originou do Sítio Cabanga, onde existiu um pequeno forte de nome Amélia. Afirma ainda que no bairro, em 1919, foi construída uma estação de esgotos com um emissário que despejava o material na para do Pina (o famoso cano do Pina).
Na fotografia acima podemos observar ainda uma parte da Bacia do Rio Pina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário